Fender® IEM: os monitores In-Ear profissionais e a sua importância.

20/06/2017

Hoje abordaremos um personagem que passa um tanto desapercebido pelo público em geral - assim como deve ser - mas proporcional à sua discrição, trata-se de um item de suma importância nas apresentações: o Monitor In-Ear, responsável por assegurar boa parte da qualidade de um show ao vivo. Afinal de contas, todo e qualquer artista que se preze, precisa se ouvir e o resultado depende diretamente desse pequeno notável.

Um pouco da história:

Nos últimos anos, os equipamentos de áudio profissional ganharam muitas inovações com os avanços da tecnologia: os PAs monstruosos foram reduzidos em elegantes line-arrays elevados ao modo fly (suspensos), os emaranhados de cabos vão sendo eliminados cada vez mais graças aos avanços da transmissão wireless (sem fio), e naturalmente os aprimoramentos na monitoração pessoal ao vivo não foram poucos... A começar pelo tamanho destes equipamentos, que de enormes caixas passaram a existir em formatos de fones auriculares, possivelmente sua mais representativa mudança - e não seria exagero dizer: evolução!

A chegada do In-Ear no Brasil:

No Brasil, para se ter uma idéia, até aproximadamente uns 30 anos atrás, se conversássemos com um experiente Operador de Monitor sobre o "retorno de palco", ele nos levaria ao encontro de enormes caixas (muitas vezes fabricadas de modo bem artesanal) estrategicamente posicionadas. E por muito tempo foi com essa configuração que artistas do mundo inteiro subiam ao palco para suas apresentações. Até que aproximadamente na metade dos anos 1990, chegaram ao país os primeiros sistemas in-ear, causando alvoroço e ao mesmo tempo estranhamento a técnicos e artistas, que em sua maioria, precisaram de um tempo para se adaptarem à novidade, tida como "revolucionária" no meio. Imaginem a reação de um profissional acostumado a carregar e operar as imponentes caixas de som, recebendo um pequeno estojo do nada e um: "Toma aí! Agora 'isso' é o nosso monitor?" Mas apesar do estranhamento na sua chegada, os In-Ear se tornaram elementos fundamentais na monitoração ao vivo.

Uma nova Era:

Sintetizando: o que antes dependia de volumosos equipamentos, foi radicalmente redimensionado ao mais conveniente conforto, discrição e portabilidade com a chegada dos in-ears. Além de todos esses adventos citados, uma das maiores atribuições da monitoração in-ear é a individualização da resposta que o artista necessita e uma sensível redução dos níveis de ruídos e realimentação nos palcos. E obviamente, quanto menos volume no transporte e na bagagem dos shows, inevitavelmente isso também se converterá na redução dos custos e do tempo - e a coluna dos roadies que nos diga (e agradecem)!

Os cuidados com a audição:

Não resta dúvida de que os monitores In-Ear trouxeram mais mobilidade e conforto a músicos e técnicos. Por outro lado, a necessidade de um cuidado maior com volume, entre outras questões, aumentou consideravelmente. Afinal, a perfeita saúde auditiva dos artistas é uma espécie de garantia de trabalho por muitos anos. Tão fundamental quanto uma mixagem bem feita, com qualidade e sem distorções - parte essa geralmente encarregada aos técnicos Operadores de Monitor - é a atenção especial no controle do volume final na resposta do In-Ear, e a responsabilidade de cuidar da sua audição - aqui cabe tanto ao músico quanto ao profissional que o auxiliará - portanto, se ele disser que está muito alto, literalmente: ouça-o! E por conta disso, é essencial fazer uma avaliação anual, leia-se 'audiometria de alta precisão', e usar fones de qualidade são pontos fundamentais para a preservação de sua ferramenta, ou melhor, de seus ouvidos.

Bom, mas talvez você deva estar se perguntando: onde a Fender® entra nessa história?

A Fender® Musical Instruments Corporation [FMIC] - mundialmente reconhecida como a lendária empresa fabricante das desejadas guitarras "Fender®", além dos seus icônicos baixos, amplificadores e demais equipamentos musicais voltados ao universo de instrumentos de cordas - recentemente decidiu entrar no mundo dos fone de ouvido ao adquirir a Aurisonics®.

Fundada por Dale Lott, a Aurisonics® é uma empresa de Nashville, especializada na fabricação de monitores In-Ear, e além de modelos de padrões universais, a produção também conta com modelos personalizados - aplicando o conceito Custom - e projetados para se adequarem as necessidades de qualquer perfil de usuário. Para entendermos melhor, a Aurisonics® é um fabricante "Boutique" - termo comumente utilizado no universo musical para se referir a fabricantes que optam por produções em menor escala, mas com foco totalmente voltado nos cuidados minimalistas e na sofisticação de seus produtos - e é isso que eles fazem com seus fones de ouvido, cuja base de clientes é composta por uma sólida combinação entre: músicos profissionais, artistas e consumidores audiófilos.

Nas palavras de Dale Lott:

"Eu não faria o negócio se não fizesse sentido. Desde o início, nosso posicionamento sempre foi de atender as necessidades dos músicos, e conquistar o mercado consolidando nosso público especificamente entre os audiófilos foi muito gratificante, mas ser procurado e adquirido pelo maior nome da indústria da música, é definitivamente o autêntico casamento perfeito para ambas as marcas. É algo surreal, de certa maneira, a pequena empresa que comecei no porão há cinco anos, agora faz parte de uma das maiores empresas da indústria da música. É de enlouquecer!"

Projetados e montados a mão em Nashville pela equipe original da Aurisonics®, os cinco modelos IEM (In-Ear Monitor) possuem a inovadora tecnologia de driver personalizado patenteada, proporcionando uma resposta de alta definição e uma experiência com áudio premium sem igual. Confira abaixo o vídeo de apresentação da série de Monitores In-Ear Profissionais Fender®!

A Fender® apresenta a série profissional de Monitores In-Ear!

Na próxima semana, daremos sequência no assunto com mais informações sobre a importância dos monitores In-Ear e apresentaremos um Hotsite exclusivo com todos os modelos de fones Monitores In-Ear profissionais da Fender®... fique ligado!

Mais informações sobre toda linha de produtos disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

Fender® IEM: os monitores In-Ear profissionais e a sua importância.
20/06/2017

10 momentos icônicos da Stratocaster®.
17/05/2017

A história da Telecaster® - Final.
11/05/2017

A história da Telecaster® - Parte 2.
04/05/2017

Quando tudo começou: a história da Telecaster®.
27/04/2017

+ notícias